quinta-feira, 1 de março de 2012

cada qual com seu carma aparente.

beleza é peso. é desafio. sorte também é difícil de se administrar,
quem é bonito deve passar o resto da vida tentando provar conteúdo e sendo bonito demais pra ser médico, bonito demais pra ser simpático, bonito demais pra ter tido algum mérito. todo mundo cresce pensando que o esforço é pros feios, é pros pobres, é pros burros.
e é até bacana o lado desavantajado da situação... porque a esse naturalmente se impõe um brilhantismo ao sucesso..."poxa, ela é tão interessante que até parece mais bonita.", "caramba, ele veio de uma pobreza tão extrema e conseguiu ser medíocre."
nossos julgamentos parecem sempre meio cegos pelo que enxergamos na superfície. a gente só se esquece de que tá julgando cruelmente um fator aleatório demais, cruel demais. a gente só se esquece que ninguém determina a cor dos próprios olhos, ninguém determina os traços faciais que terá. existe mesmo uma carga de responsabilidade por características assim? qual é mesmo o mérito em se ter uma aparência naturalmente admirável? existe mesmo fracasso em não se destacar na loteria genética?
e resultam desses questionamentos patéticos cirurgias plásticas precoces, inacreditáveis traumas de auto-estima e aquela nova modalidade de "gordinho-feliz", gente que se conforma com o ridículo e reforçam ao máximo a ideia de que não se ofendem com nada... se de fato isso lhes acontece, são super heróis, meus parabéns. mas pelo que sei dessa espécie aqui, o comum é a gente se importar - e muito - com o que pensam de nós. nos derrubamos as vezes com o pouco que sabemos, imagine só que poder teriam as maldades que nunca nos foram ditas? que Deus nos livre de tamanha tristeza.

e por fim, que tal soa valorizar mais os valores que possam de fato ser batalhados e adquiridos? só pra assim deixarmos que os inteligentes sejam bonitos, que os bonitos sejam inteligentes, que os feios ouçam a música que quiserem e que em geral as pessoas tomem as rédias dos seus carmas.



"Saber voar, fazer mudar
Queria ser diferente
De tanta gente, por que, meu Deus?
Falar pro mundo o que eu penso
Às vezes posso ter algo pra te acrescentar
Não basta querer, tampouco ser, me digam o que vai
bastar..."
(Se Ela Nunca me Amar - Ben Roots)

Nenhum comentário:

Postar um comentário